Convênios e Intercâmbios Nacionais e Internacionais

O PROGRAU atualmente possui três Convênios e Intercâmbios Internacionais visando a internacionalização do Programa no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas. Veja abaixo as instituições com as quais o Programa está desenvolvendo projetos de Convênio e Intercâmbio.

Instituições Conveniadas


Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco - Instituto de Investigaciones Geograficas de la Patagonia, Argentina

O Convênio entre o PROGRAU e o IGEOPAT está em fase final de tramitação entre as universidades, iniciado no ano de 2013. O IGEOPAT (http://www.igeopat.org/) possui diversos grupos de investigação, publicações, cursos de mestrado e doutorado. Destacando-se o grupo Geografiayaccion (http://www.geografiayaccion.org/) que desde 2013 realiza trabalhos de investigação em convênio com o PROGRAU. O Grupo Geografiayaccion é formado por docentes, investigadores, extensionistas e estudantes da Universidade Nacional de la Patagonia San Juan Bosco com diversos enfoques e distintas ferramentas metodológicas. Interessados em problemáticas territoriais vinculadas com a exclusão social, o isolamento territorial, a acessibilidade aos serviços públicos e o ordenamento territorial. Trabalhando atualmente em rede com países  da America Latina.

http://www.unp.edu.ar/ 


Oxford Brookes University, Joint Centre for Urban Design, Inglaterra
O Convênio entre o PROGRAU e a Oxford Brookes University  entrou em vigência em Junho de 2014, sendo relacionado ao Joint Centre for Urban Design que ministra o curso de mestrado e doutorado em Desenho Urbano na cidade de Oxford, na Inglaterra. A Oxford Brookes University foi fundada em 1865 possuindo hoje cerca de 20 mil estudantes. O Joint Centre for Urban Design, fundado em 1972, está vinculado ao Departamento de Planejamento Urbano (Departament of Planning) e tem seus estudos voltados a temas relacionados ao espaço urbano, seu design, uso e apropriação pelos usuários considerando a cultura e os valores dos indivíduos. O mestrando do PROGRAU interessado em estudos urbanos terá a oportunidade de cursar as disciplinas no Joint Centre por um semestre, sendo os créditos concluídos com êxito contabilizados no histórico escolar do estudante no Brasil. Incentiva-se que durante o período de intercâmbio o mestrando desenvolva parte de sua dissertação, como trabalhos de campo e estudos de caso. A possibilidade de uma co-orientação com um professor na Inglaterra dependerá do tema da pesquisa.

Para participar do intercâmbio acadêmico, o mestrando deverá apresentar ao PROGRAU o seu projeto de pesquisa em português e inglês, a justificativa da necessidade da viagem para o desenvolvimento da sua pesquisa, bem como comprovar aptidão na língua inglesa através das provas de proficiência IELTS ou TOEFL. As solicitações deverão ser entregues na Secretaria do PROGRAU no mínimo 6 meses antes da data de ingresso no Joint Centre for Urban Design. Clique aqui para ler o acordo geral de cooperação que foi assinado entre o Joint Centre for Urban Design e o PROGRAU. Para maiores informações entre em contato com a Secretaria e Coordenação do PROGRAU. 

http://www.brookes.ac.uk/

  • Cidade de Comodoro Rivadavia na Argentina

  • Cidade de Oxford na Inglaterra.

Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mantém o Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Esse Programa tem como objetivo conceder bolsas de mestrado e doutorado visando o aumento da qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e/ou Educacional. Essas bolsas são concedidas em todas as áreas de conhecimento nas quais existam programas de pós-graduação que emitam diplomas de validade nacional.

O PROGRAU encoraja a aplicação de candidatos provenientes dos países participantes do PEC-PG (ver lista) para virem a fazer seu mestrado conosco. Para se candidatar a uma bolsa basta acessar as informações do site abaixo e/ou entrar em contato com a Secretaria do PROGRAU.
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg

Compartilhe: