Disciplinas oferecidas no Programa

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel entende que todas as linhas de pesquisa integram umas as outras através de teorias, discussões e métodos. Portanto, as disciplinas oferecidas no PROGRAU não estão relacionadas a uma determinada linha, mas sim ao conjunto integrado de conhecimentos oferecidos pelo Programa. Cabe ao mestrando, em função do tema de sua dissertação, das teorias e dos métodos envolvidos nessa, com o suporte do seu orientador, montar uma estrutura de disciplinas relevantes ao desenvolvimento de sua pesquisa. Além das disciplinas oferecidas no Programa, o mestrando poderá, desde que com a aprovação do seu orientador, cursar disciplinas em outros cursos de mestrado e, após a conclusão e aprovação nessas, requer ao Colegiado do PROGRAU aproveitamento de créditos. Clique nas disciplinas abaixo para maiores informações.

DISCIPLINAS - clique na disciplina para acessar a ementa

  • • Análise Dirigida a Percepção Ambiental

    2.0 Crédito(s)

    Professor(a): Adriana Portella (adrianaportella@yahoo.com.br)

    Ementa: Estudo e análise de montagem de questionários e entrevistas; estudo de testes estatísticos não-paramétricos aplicados à pesquisas na linha da Percepção Ambiental; introdução ao software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para análise quantitativa; e noções gerais de análise qualitativa através do software NVIVO.

  • • Avaliação Pós-Ocupação: As Relações Usuário Meio Ambiente

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Nirce Medvedovski (nirce.sul@terra.com.br)

    Ementa: Introdução às Relações Ambiente-Comportamento, necessidades, expectativas e satisfação do usuário; conceituação de qualidade e desempenho do ambiente construído. Avaliação pós ocupação. Avaliação dos especialistas x avaliação dos usuários. Métodos e técnicas: abordagem interdisciplinar, qualitativa e quantitativa. A realimentação do projeto através da avaliação pós ocupação. Diretrizes para futuros projetos e indicadores para a gestão da qualidade de ambientes construídos (uso, operação e a manutenção). Estudos de casos exemplares de falta de qualidade no ambiente construído com ênfase na habitação de interesse social. Responsabilidade do poder público e a defesa do consumidor, responsabilidade profissional.

  • • Ciclo de Palestras na Área de Arquitetura e Urbanismo

    1.0 Crédito(s)

    Professor(a): Eduardo Rocha (amigodudu@yahoo.com.br)

    Ementa: Este ciclo de palestras é composto por eventos individuais relacionados as áreas de pesquisa do Programa. 

  • • Cidade e Contemporaneidade

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Eduardo Rocha (amigodudu@yahoo.com.br)

    Ementa: Fundamentos sobre a cidade na contemporaneidade. Conceitos da filosofia da diferença e a contemporaneidade. Experimentações da arte na contemporaneidade. Filosofia, arte, cidade e contemporaneidade. Cartografias e metodologias para a apreensão das manifestações da contemporaneidade na cidade.

  • • Cor, Imagem e Cidade

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Natalia Naoumova (naoumova@gmail.com)

    Ementa:  A disciplina aborda questões estéticas no processo de percepção visual do ambiente urbano e análise dos fatores relacionados com a policromia das edificações de diferentes estilos que afetam a imagem estética de centros históricos. Observa-se, a cor inserida no contexto cultural e ambiental. Os temas abordados visam aprofundar os estudos teóricos sobre a cor nos assuntos relacionados a patrimônio histórico, composição plástica e percepção ambiental.

  • • Eficiência Energética na Arquitetura

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva (acsbs@ufpel.edu.br)

    Ementa: Estudo das principais variáveis arquitetônicas envolvidas no processo de adequação do ambiente construído ao clima e às necessidades de conforto do ser humano, enfatizando os sistemas naturais de obtenção de conforto e sua integração com os sistemas artificiais de climatização e de iluminação. Estudo e análise das variáveis determinantes do desempenho energético da edificação.

  • • Estágio Docente

    OBRIGATÓRIO para bolsistas CAPES Crédito(s)

    Ementa:  É uma atividade curricular para estudantes de Pós-Graduação stricto sensu que se apresenta como disciplina obrigatória para bolsistas CAPES e optativa para os demais estudantes. Os alunos de cursos de Mestrado poderão totalizar até 3 (três) créditos nesta disciplina, seguindo a seguinte orientação: 3 (três) créditos quando o aluno participar do equivalente a 100% da carga horária da disciplina; 2 (dois) créditos quando o aluno ministrar seminário, estudo piloto de sua pesquisa e/ou participar do equivalente a 50% da carga horária da disciplina; 1 (um) crédito quando o aluno organizar e promover um evento acadêmico, tais como uma exposição ou uma palestra. O estágio docente tem que ser autorizado e supervisionado pelo orientador do mestrando. 

  • • Gestão do Processo de Projeto

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Fábio Schramm (fabioks@ufpel.edu.br)

    Ementa: A natureza do projeto, problemas e soluções. O projeto como um processo gerencial. O processo de desenvolvimento de produto. A gestão do processo de projeto. Impacto da tecnologia da informação na gestão do processo de projeto.

  • • História da Arquitetura e da Cidade No Brasil

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Ester Judite Bendjouya Gutierrez (esterjbgutierrez@hotmail.com)

    Ementa: História da arquitetura e da cidade no Brasil e no Rio Grande do Sul, na Colônia, no Império e na República Velha.

  • • Iluminação Natural na Arquitetura

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Celina Britto Correa (celinab.sul@terra.com.br)

    Ementa: Importância, princípios e conceitos da luz natural na Arquitetura. Luz natural e eficiência energética. Dispositivos arquitetônicos para a iluminação natural nas edificações. Modelos preditivos de disponibilidade de luz natural. Método experimental da iluminação natural através de modelos reduzidos.

  • • Leituras Dirigidas em Patrimônio Cultural Urbano e em Teoria da Arquitetura e Urbanismo

    2.0 Crédito(s)

    Professor(a): Sylvio Dick Jantzen (mundodick@gmail.com)

    Ementa: Arquitetura e urbanismo. Leituras sobre tópicos especiais, história e teorias de arte e suas relações com as teorias da arquitetura e do urbanismo; problemas de abordagem do patrimônio cultural na suas dimensões arquitetônicas e urbanísticas (teoria mais aplicada); as modificações nas teorias da arquitetura na Modernidade, os paradigmas projectuais e os dilemas da contemporaneidade, abrangendo a arquitetura e o urbanismo na cultura de massas. Teorias críticas e abordagens da arquitetura e urbanismo após a década de sessenta do século XX. As dimensões éticas e estéticas da arquitetura e urbanismo e suas implicações epistemológicas.

  • • Percepção e Análise do Espaço Urbano

    2.0 Crédito(s)

    Professor(a): Adriana Portella (adrianaportella@yahoo.com.br)

    Ementa:  Fornecer ao aluno base teórico-científica para os seguintes estudos - (i) investigação das relações entre usuários e o ambiente construído, envolvendo os processos de percepção e cognição ambiental como instrumentos de planejamento e construção do espaço urbano; (ii) análise do efeito de características físico-espaciais definidoras da estética e qualidade urbana, níveis de territorialidade, segurança, legibilidade e acessibilidade sobre as atitudes e comportamentos dos indivíduos; e (iii) desenvolvimento de análises empíricas e avaliações de desempenho através de métodos de avaliação pós-ocupação e métodos de descrição e análise espacial.

  • • Pesquisa e Produção do Conhecimento em Arquitetura e Urbanismo

    2.0 OBRIGATÓRIA Crédito(s)

    Professor(a): Sylvio Dick Jantzen (mundodick@gmail.com)

    Ementa: Arquitetura e urbanismo, produção de conhecimento e problemas de pesquisa. As dimensões éticas e estéticas da arquitetura e urbanismo e suas implicações epistemológicas. Formas de conhecimento, análise, interpretação e divulgação da produção do conhecimento na arquitetura e urbanismo. Apresentações normalizadas na área de arquitetura e urbanismo, redação técnica e representações de espaço e objeto.

  • • Processos Projetuais

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Laura Lopes Cezar (arqcezar@hotmail.com)

    Ementa: A disciplina tem como objetivo a reflexão dos processos criativos em arquitetura pelo estudo de arquitetos paradigmáticos através da análise de projetos. A disciplina inclui também a realização de exercícios projetuais que visam a experimentação de processos de caráter inovador, bem como a incorporação de outras expressões artísticas dentro do campo disciplinar da arquitetura. A disciplina busca trabalhar não só as capacidades ideativas, mas também o desenvolvimento de procedimentos gráficos que estimulem e facilitem a materialização das idéias projetuais de uma forma efetiva, por meio de croquis e fotocomposições.

  • • Representação Gráfica Digital para Arquitetura

    4.0 Crédito(s)

    Professor(a): Adriane Borda Almeida (adribord@hotmail.com)

    Ementa: Representação Gráfica Digital aplicada à Arquitetura: história e tecnologias. Sistemas de visualização. Representação da forma: poliédrica, quádrica, paramétrica e fractal. Representação da aparência: materiais, fontes de luz e modelos de transporte de luz.

  • • Sustentabilidade do Ambiente Construído

    2.0 Crédito(s)

    Professor(a): Rosilaine Andre Isoldi (rosi.isoldi@gmail.com)

    Ementa: Conceitos e métodos de projetos arquitetônicos e urbanísticos associados ao conceito de sustentabilidade. Dimensões e princípios da sustentabilidade. Estudos e experiências de sustentabilidade no ambiente construído. O ambiente construído e a tecnologia sustentável.

  • • Teoria, História e Crítica da Arquitetura I

    4.0 Crédito(s)

    Professor(a): Célia Castro Gonsales (celia.gonsales@gmail.com)

    Ementa: Nascimento da reflexão moderna sobre a arquitetura no final do século XVII e durante o século XVIII. Debate teórico seguido no século XIX e início do século XX. Formação das abordagens teóricas básicas da arquitetura e do urbanismo moderno. A historiografia operativa do Movimento Moderno. A realidade brasileira. A questão do patrimônio no contexto da arquitetura e da cidade modernas. A teoria e o exercício projetual.

  • • Teoria, História e Critica da Arquitetura II

    2.0 Crédito(s)

    Professor(a): Célia Castro Gonsales (celia.gonsales@gmail.com)

    Ementa: Gênese e consolidação da arquitetura moderna. A condição pos-moderna na arquitetura. Abordagens teóricas da arquitetura contemporânea. Analise da arquitetura moderna e contemporânea e suas relações com outras disciplinas criativas. A teoria e o exercício projetual.

  • • Simulação Computacional de Eficiência Energética

    4 Crédito(s)

    Professor(a): Eduardo Grala da Cunha (eduardogralacunha@yahoo.com.br)

    Ementa: Tecnologia e adequação ambiental. Aspectos estéticos da tecnologia no ambiente construído. A estética da arquitetura bioclimática. Adequação de estratégias bioclimáticas e o clima local. Projeto de soluções climatização pasiiva. Estudo do desempenho energético de estratégias de climatização passiva. Simulação computacional. Análise econômica da implantação de soluções.

  • • Oficina de Modelagem Urbana 2

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Maurício Couto Polidori (mauricio.polidori@gmail.com)

    Ementa: Conhecer fundamentos e recursos de modelagem urbana com base em autômato celular e grafos, realizar experimentos práticos com modelos urbanos; estudar e discutir casos de teoria e prática de modelagem.

  • • Estudos Urbanos

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Ana Paula Neto de Faria (anapajuli@yahoo.com.br)

    Ementa: As diferentes abordagens sobre a questão urbana. As óticas da geografia, economia e sociologia. As questões ambientais. Abordagens morfológicas e configuracionais. Os estudos da cognição ambiental urbana. Modelagem urbana.

  • • Métodos e Conceitos no Ensino de História da Arquitetura

    2.0 Crédito(s)

    Professor(a): Gabriel Dorfman (dorsten@unb.br)

    Ementa: Análise dos métodos, conceitos, objetivos e meios disponíveis ao ensino da história da arquitetura. Contribuir à formação de docentes da história da arquitetura, oferecendo-lhes uma oportunidade para refletir sobre os diversos aspectos metodológicos e conceituais da atividade de ensino neste campo do conhecimento. Conteúdos: A história da arquitetura na formação do arquiteto no contexto brasileiro atual. História e historiografia. Historicismo e historismo. O tempo na narrativa histórica: sincronia x diacronia. Descrição, análise e interpretação das obras. História da arquitetura e o contexto atual. Problemas específicos da historiografia da arquitetura corrente e seu significado para o ensino de história da arquitetura.

  • • Análise Espacial Urbana

    4.0 Crédito(s)

    Professor(a): Ana Paula Neto de Faria (anapajuli@yahoo.com.br)

    Ementa: Redes e sistemas. Simulações urbanas e suas interpretações. Métodos e técnicas de análise e interpretação dos dados oriundos de modelagem urbana e suas simulações computacionais

  • • Introdução a Tecnologia da Conservação e do Restauro.

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): Ariela da Silva Torres (arielatorres@gmail.com)

    Ementa: Estudo dos materiais, técnicas construtivas e dos processos de degradação dos monumentos e edificações de valor artístico, cultural e histórico. Levantamento e caracterização de manifestações patológicas: umidade, fissuras e trincas, descolamentos de revestimentos. Métodos e técnicas de levantamento, diagnóstico e intervenção. Estudo de materiais e técnicas especiais usados nas obras de intervenções de restauros: pedras, madeiras, metal, argamassas de gesso, cal, cimento, mista, etc. Aplicação dos conceitos em um estudo de caso.

  • • Das Formas Sociais as Formas Urbanas: um Percurso Crítico

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): André Torres Carrasco (andre.o.t.carrasco@gmail.com)

    Ementa: A partir da incorporação de um referencial teórico focado na crítica às formas sociais que determinam, de modo geral, os processos de produção e apropriação do espaço urbano nas cidades contemporâneas, investigar novas formas de interpretar o processo de projeto do espaço habitado a partir da formulação de estratégias projectuais urbanas para uma área especifica da região.

  • • Edifícios Solares Fotovoltaicos

    2.0 Crédito(s)

    Professor(a): Isabel Salamoni (isalamoni@gmail.com)

    Ementa: Fundamentos sobre as fontes renováveis de energia, mecanismos de incentivo e panorama energético mundial. Sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica: tecnologias, estratégias de integração com a edificação, dimensionamento do sistema, custo e legislações em vigor.

  • • Políticas Públicas da Habitação numa perspectiva mais sustentável

    2.0 Crédito(s)

    Professor(a): Lígia Maria Chiarelli (biloca.ufpel@gmail.com)

    Ementa: As dimensões da sustentabilidade e dos desafios na produção do espaço construído. Sustentabilidade e participação do usuário. Relação entre as políticas públicas e a produção da moradia social. Políticas Públicas de Habitação no Brasil. Sustentabilidade na Arquitetura e Eco urbanismo. Apreciação de experiências mais sustentáveis.

  • • Tópicos avançados em simulação computacional de eficiência energética

    4.0 Crédito(s)

    Professor(a): Eduardo Grala da Cunha (eduardogralacunha@yahoo.com.br)

    Ementa: Configurações avançadas do modelo; Modelagem do solo; Modelagem do ático; Cálculo de demanda e consumo; Modelagem de ventilação natural; Climatização artificial de ambiente; Análise de resultados.

  • • O Processo de Projeto do Habitat Urbano

    3.0 Crédito(s)

    Professor(a): André Torres Carrasco (andre.o.t.carrasco@gmail.com)

    Ementa: Estudar as transformações nos modos de habitar na contemporaneidade. Projetar intervenções arquitetônicas e urbanas. Ler criticamente os projetos propostos e os revisados. Consolidar as propostas e os processos projetuais em representações gráficas. Avaliar as propostas no grupo em painéis, ressaltando suas potencialidades e fragilidades.

  • • Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo

    2.0 Crédito(s)

    Professor(a): Paulo Afonso Rheingantz (parheingantz@gmail.com)

    Ementa: A construção do conhecimento no atelier de projeto de arquitetura: Teoria e prática dos elementos que configuram o espaço de (re)construção do ensino numa perspectiva emancipatória e transformadora / Escola Crítica (Dermeval Saviani), Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire) e Ensino de Projeto de Arquitetura / Trabalho docente, planejamento do ensino, formulação de objetivos e avaliação de aprendizagem numa perspectiva emancipatória e transformadora /  Métodos, técnicas e recursos de ensino: caracterização, formas de desenvolvimento e uso.

  • • Cidade e Filosofia da Diferença

    3.0 Crédito(s) Crédito(s)

    Professor(a): Eduardo Rocha (amigodudu@yahoo.com.br)

    Ementa: Relações fundamentais entre cidade, filosofia da diferença e contemporaneidade. Gênese da filosofia da diferença: Espinosa, Bergson e Nietzsche. Os filósofos da diferença: Gilles Deleuze, Felix Guattari, Jaques Derrida e Michel Foucault. Arquitetos e urbanistas intercessores entre filosofia da diferença e cidade. Conceitos emergentes na cidade agenciados com a filosofia da diferença: rizoma, território, nomadismo, ritornelo, espaço liso e estriado, acontecimento, encontro, dispositivo, hospitalidade, cartografia, errância, dobra, corpo sem órgãos, entre outros.

  • • A Tecnologia dos materiais de construção civil aplicada à arquitetura

    3 Crédito(s)

    Professor(a): Ariela da Silva Torres (arielatorres@gmail.com)

    Ementa: Apresentar as bases teóricas de algumas das principais técnicas de caracterização de materiais. Discutir a adequação de tais técnicas para o caso de materiais de Construção Civil, bem como as respectivas exigências experimentais relativas ao preparo de amostras para análise.

  • • Manifestações Patológicas em Edificações

    2 Crédito(s)

    Professor(a): Ariela da Silva Torres (arielatorres@gmail.com)

    Ementa: Levantamento e caracterização de manifestações patológicas: umidade, fissuras e trincas, deslocamentos de revestimentos. Métodos e técnicas de levantamento, diagnóstico e intervenção. Aplicação dos conceitos em um estudo de caso.

  • • Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil e Legislações de Proteção Nacional e Internacional

    3 Crédito(s)

    Professor(a): Ana Lúcia Costa de Oliveira (lucostoli@gmail.com)

    Ementa: Política de preservação cultural no Brasil com ênfase nos órgão nacionais e internacionais, legislações, documentos (cartas patrimoniais), programas e financiamento dos projetos culturais nacionais e internacionais.

  • • Explor-Ações urbanas, errar no limiar

    4 Crédito(s)

    Professor(a): Emanuela Di Felice (emanueladifelice@gmail.com)

    Ementa: Explor-Ações urbanas é uma proposta de seminário para a pós-graduação em urbanismo contemporâneo e pretende observar,  romper, imaginar e interagir. Trata-se de uma re-apropriação da cidade como estratégia para investigar o território através da total imersão nele. Transpor as fronteiras psicogeograficas para reconstruir o mapa dos fragmentos urbanos. Observação e interacção directa entre realidades descontínuas, espaços outros, heterogeneidade de práticas e vivências da cidade para a formulação de um pensamento contemporâneo.     

  • • Educação, arte, filosofia: estudos sobre subjetividades contemporâneas

    2 Crédito(s)

    Professor(a): Eduardo Rocha (amigodudu@yahoo.com.br)

    Ementa: O que somos nós neste exato momento, pergunta Foucault. Em consonância com tal indagação, no limite e nos atravessamentos que se é capaz de produzir entre a educação, arte e filosofia, o Seminário de articulação visa reunir ferramentas teórico-conceituais e metodológicas para problematizar alguns desafios desta contemporaneidade no que tange ao viver em uma sociedade de controle. Por um lado, procura cercar diferentes questões relativas à subjetividade com textos de autores da filosofia da diferença (especialmente Gilles Deleuze e Félix Guattari) e práticas estéticas atuais. Na mesma direção, mas com ramificações, dedica-se ao estudo de investigações que realizam intervenções, tentando explicitar ações operativas da pesquisa acadêmica com o pensamento da diferença. Trata-se de conceder maior atenção aos movimentos de subjetivação para chegar mais perto e entender em que consistem as subjetividades contemporâneas, potencializando renovações de experimentações do presente.

  • • A Casa Moderna e Contemporânea Brasileira

    1 Crédito(s)

    Professor(a): Célia Castro Gonsales (celia.gonsales@gmail.com)

    Ementa: Estudo analítico e comparativo da casa brasileira moderna e contemporânea, visando identificar a continuidade do legado moderno e/ou a busca da expressão de um caráter próprio. Análise de exemplares representativos, com ênfase na identificação de estratégias compostivas, buscando estabelecer bases para a crítica e a prática do projeto.

  • • Iluminação na Arquitetura I

    3 Crédito(s)

    Professor(a): Celina Britto Correa (celinab.sul@terra.com.br)

    Ementa: Importância, princípios e conceitos da luz na Arquitetura. Estudo da luz nos seus aspectos físicos, psico-fisiológicos e comportamentais. Iluminação artificial. Projetos de iluminação. 

  • • Iluminação na Arquitetura II

    3 Crédito(s)

    Professor(a): Celina Britto Correa (celinab.sul@terra.com.br)

    Ementa: Luz natural na Arquitetura. Luz natural e eficiência energética. Dispositivos arquitetônicos para a iluminação natural das edificações. Modelos preditivos de disponibilidade de luz natural. Método experimental de iluminação natural através de modelos reduzidos e simulações computacionais. 

  • • Atelier nas frestas urbanas escala 1:1

    2 Crédito(s)

    Professor(a): Emanuela Di Felice (emanueladifelice@gmail.com)

    Ementa: Para refletir uma relação pessoal com o lugar, é necessária uma imersão direta de vivência no espaço de proposição. A proposta é uma ocasião para vivênciar à cidade de forma singular, experiencial. O ato de habitar o lugar se transforma em uma casa essencial, que possa acolher as atividades elementais, comer, dormir, socializar, estudar, etc... Como ponto de reflexão das necessidades do habitar, se convida o aluno a desenvolver um projeto executivo de um lugar-dispositivo nas fissuras urbanas.  Referimos-nos aquele que escapa, resiste, vive e sobrevive no cotidiano dessa outra urbanidade, através de táticas de resistência e apropriação do espaço urbano, de forma anônima (ou não) e dissensual. Enfrentando aquelas problemáticas praticas, de auto-construir o próprio-espaço, se abre a oportunidade de discussão das temáticas a diferentes escalas: urbana, arquitetônica, sociais, civica. Um processo de elaboração de uma teoria da transgressão dos processos atualmente em ato na contemporaneidade, a de-construção da imagem da cidade, dos espaços residuais e das matérias.

  • • Mobilidade Urbana e o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público.

    2 Crédito(s)

    Professor(a): Maurício Couto Polidori (mauricio.polidori@gmail.com)

    Ementa: A formação das cidades e a relação com as instalações de transporte. Os aspectos históricos e geopolíticos da introdução do automóvel como paradigma de projeto. A escala do automóvel e os agravos aos usuários vulneráveis no sistema de trânsito urbano. A segmentação das cidades, sua desumanização, e a mudança de paradigma para a reestruturação urbana por meio do transporte público de passageiros, mobilidade suave e o uso racional do solo.

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