Linha de Pesquisa: Tecnologia e Conservação do Ambiente Construído

Esta linha abrange e desenvolve estudos e pesquisas em três temas: gestão da construção, que envolve os processos de projeto, produção, uso e operação das edificações; conservação do patrimônio edificado, que diz respeito aos processos de intervenção preventiva e manutenção das edificações, as patologias e aos materiais e técnicas construtivas de restauro e; materiais e sistemas construtivos, no âmbito do desenvolvimento, processos, aplicação e uso de novos materiais e tecnologias construtivas.

• Profa. Dra. Ariela da Silva Torres

Professora Adjunta da UFPel

arielatorres@gmail.com

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (2003), mestrado em Engenharia Civil com ênfase em estrutura (2006) e doutorado em Engenharia Civil com ênfase em construção (2011) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

• Prof. Dr. Fábio Schramm

Professor Adjunto na UFPel

fabioks@ufpel.edu.br

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1994), especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Universidade do Rio Grande (2000), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

• Profa. Dra. Isabel Salamoni

Vice-Diretora da FAUrb e Professora Adjunta na UFPel

isalamoni@gmail.com

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (2000), mestrado (2004), doutorado (2009) e pós-doutorado (2010) em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina.

• Carina Farias Ferreira

carinafferreira@yahoo.com.br
    Ano de ingresso no Programa: 2015

Nome da dissertação: Determinação da relação entre ensaio acelerado e natural na ação de íons cloreto nas estruturas de concreto armado.

Orientadora: Profa. Dra. Ariela da Silva Torres

• Fernando Ritiéle Teixeira

fernandoteixeira5400@gmail.com

Nome da dissertação: Avaliação da resistência ao ataque por cloreto em concretos produzidos com a adição do redsíduo do corte de granito e mármore..

• Francielli Priebbernow Pinz

franciellippinz@gmail.com

Nome da dissertação: Uso da termografia na construção civil.

• Mônica Navarini Kurz

monicanavarini@yahoo.com.br
    Ano de ingresso no Programa: 2015

Nome da dissertação: A potencialidade do uso de resíduos de borracha em argamassa.

Orientadora: Profa. Dra. Ariela da Silva Torres

• Taís Marini Brandelli

taisbrandelli@hotmail.com

Nome da dissertação: Estudo da influência da adição de fibras de aço no comportamento do concreto com resíduos minerais sob a ação do fogo..

Orientadora: Profa. Dra. Ariela Torres

• SIBRAGEC 2013 - 8º Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção Inovação e Sustentabilidade. Acesse aqui. Salvador-BA, Brasil / 18 a 20 de novembro de 2013
    21st Summit of the International Group for Lean Construction. Acesse aqui.