Linha de Pesquisa: Gráfica Digital Aplicada a Arquitetura e Urbanismo

Esta linha de pesquisa busca explorar conceitos de modelagem, parametrização, simulação e visualização que caracterizam a estruturação de ambientes virtuais como espaços de laboratório para a prática projectual em arquitetura e urbanismo. O curso destina-se aos graduados que buscam avançar no reconhecimento das tecnologias informáticas e digitais para a representação gráfica da forma e da aparência de objetos concretos ou idealizados. A proposta é aberta aos profissionais oriundos das diversas áreas de formação, tendo em vista as possibilidades que a Gráfica Digital vem demonstrando em potencializar processos de comunicação e compreensão de todo o tipo de informação.

• Profa. Dra. Adriane Borda Almeida

adribord@hotmail.com

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1983), graduação em Esquema I Complementação Pedagógica pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura Conforto Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidad de Zaragoza (2001), reconhecido no Brasil pela UFRGS (Doutora em Educação) e pós-doutorado em Arquitetura na KULeuven/Bélgica.

• Eduardo Montagna da Silveira

eduardo.montagna@ufpel.edu.br
    Ano de ingresso no Programa: 2018

Nome da dissertação: Redesenho do escudo oficial original da Universidade Federal de Pelotas: Experimento de Hibridização metodológica entre Arquitetura e Design Gráfico.

• Louise Gonçalves da Luz

louiseluz@live.com
    Ano de ingresso no Programa: 2018

Nome da dissertação: Luz e Tecnologias de repetição: Intersecções entre Kogan e Bergman.

• Nathalia Teixeira Gnutzmann

nathaliagnutzmann@hotmail.com
    Ano de ingresso no Programa: 2018

Nome da dissertação: Alma na arquitetura: Do conceito à forma. Estudo de caso acerca da Gestalt como instrumento de controle sensorial da arquitetura por meio da Representação Gráfica Digital.

• Raphael Dias Ribeiro

rdr.arq@gmail.com

Nome da dissertação: Computação tridimensional aplicada à arquitetura e urbanismo: Simulação, representação e avaliação de projetos com uso de óculos de realidade virtual.

Orientadora: Profa. Dra. Adriane Borda

• Sandro Martinez Conceição

sa.martinez@hotmail.com
    Ano de ingresso no Programa: 2018

Nome da dissertação: Parametrização da arquitetura eclética historicista residencial Bajjense de 1860 - 1930.

• Vinícius Mendonça Fernandes

vinifer.arq@gmail.com
    Ano de ingresso no Programa: 2016

Nome da dissertação: Representações didáticas de arquitetura: um caso aplicado ao edifício da fundação Iberê Camargo de Álvaro Siza.

• GRAPHICA. Acesse aqui.
    ‎PROJETAR. Acesse aqui.
    CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Acesse aqui.
    Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. Acesse aqui.
    EREG - Encontro Regional de Expressão Gráfica. Acesse aqui.
    SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Acesse aqui.
    ACADIA - Association for Computer Aided Design in Architecture. Acesse aqui.
    CAADRIA - Computer Aided Architectural Design in Asia. Acesse aqui.
    eCAADe - Education and research in Computer Aided Architectural Design in Europe. Acesse aqui.
    ICGG - International Conference on Geometry and Graphics. Acesse aqui.
    SIGraDi - Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital. Acesse aqui.